Santa Rita do Passa Quatro é uma cidade no interior de São Paulo, terra natal do grande compositor de choros e valsas Zequinha de Abreu, autor do chorinho Tico-tico no Fubá.

É considerada pelo governo estadual como estância climática (cidade turística). Confira abaixo os principais pontos turísticos de nossa cidade:

Cachoeira Três Quedas

Cachoeira das três Quedas

Quedas d'água bonitas e fáceis de acessar. Com lugar para sentar e fazer piqueniques, além de possuir um restaurante para os visitantes.

Museu Zequinha de Abreu

Museu Zequinha de Abreu

O Museu é temático, e conta com registros da época da ferrovia e do início da cidade, assim como objetos pertencentes às fazendas de café e do compositor santarritense Zequinha de Abreu.

Criado em 1969, pelo governador do Estado de São Paulo, teve como organizadora a professora Nerita Arruda Kastein, que iniciou trabalho de pesquisas e sondagens para arrecadar material alusivo à Zequinha de Abreu, à vultos relacionados com a música, também peças artísticas e pedagógicas. Através de contato pessoais, cartas e ofícios com membros da família do compositor foram obtidos dados, como: peças, informações sobre a vida e obra do Maestro. Igualmente preciosos são os objetos da época da escravidão e Império, arrolados após a falência da Usina Vassununga.

Parque Estadual Vassununga

As glebas do Parque pertenciam à Usina Açucareira Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro. A necessidade de se preservar as maiores e mais belas florestas de jequitibás-rosa (Cariniana legalis) e os animais silvestres ainda existentes na região, levaram o governo estadual a criar o Parque, em 1970, numa área de 2.071,42 hectares.

O Parque é área de grande destaque ecológico, por representar um dos últimos remanescentes de vegetação natural. Abriga a maior concentração de indivíduos de jequitibá-rosa, incluindo o maior exemplar paulista acessível a visitação pública – o Patriarca. Suas áreas de floresta encontram-se em regiões de colinas, escarpas e planícies fluviais, que à distância têm-se uma bela paisagem, com a floresta despontando, destacando-se as copas dos enormes jequitibás-rosa.

Morro Itatiaia - Cristo Redentor

Local de fácil acesso com pista asfaltada. Ideal para curtir com a família e com uma vista de encher os olhos, podendo ver todas as cidades da região.

Recentemente restaurado, contará com restaurantes para os visitantes.

Santuário de Santa Rita de Cássia

 

No centro da cidade, a igreja abriga a padroeira da cidade: Santa Rita de Cássia. O interior é magnífico!

Vale a pena conhecer e se maravilhar, independente da religião.

Deserto do Alemão

O Deserto do Alemão é um local ideal para se divertir em família e amigos.

Possui quiosques para churrasco, campinho de futebol, um pequeno lago para se banhar, além de muita areia e erosões!